Diagnósticos & Tratamentos

Avaliação Urodinâmica: você sabe o que é e para que serve?

 

Por Carlos Bayma

A Avaliação Urodinâmica é um exame complementar de diagnóstico em Urologia que permite classificar qualquer distúrbio da micção (ato de urinar) em tipos e graus.

A bexiga é um órgão oco e primordialmente muscular, situado na parte baixa do abdome (pelve). Tem dupla função: armazenar a urina produzida pelos rins e eliminá-la voluntariamente (comandado pelo desejo da pessoa e em um local adequado). Ou seja, função de armazenamento e de esvaziamento.

A uretra, também participa do sistema urinário e, assim com a bexiga, exerce duas funções. Durante o período de armazenamento da bexiga, mantendo-se fechada, evitando o escape indesejável de urina. A segunda função é ficar relaxada e abrir caminha para que, mediante contração da bexiga, eliminar toda a urina armazenada.

Quando ocorrem distúrbios nas fases de enchimento (armazenamento) e/ou de esvaziamento (eliminação) da urina, a Avaliação é um método de diagnóstico tido como excelente para esses casos. Durante o enchimento, em casos normais, a uretra se mantém fechada (contraída) e a bexiga relaxada (para pode acomodar mais quantidade de urina). Já no esvaziamento (micção) o oposto acontece: a uretra fica aberta (relaxada) e a bexiga se contraí, expulsando a urina.

Gráfico urodinâmica (arquivo pessoal)

É um exame gráfico no qual as pressões captadas da bexiga, do abdome e o fluxo urinário são medidos e – posteriormente – analisados pelo profissional encarregado (geralmente urologista).

Assim, as indicações para essa avaliação são:

- Perda urinária de esforço (tosse, espirro, caminhada, pulos, ou seja, esforços físicos que permitem o escape de urina);

- Perda urinária de urgência (desejo súbito e incontrolável de urinar, levando à perda de urina);

- Enurese (perda urinária durante o sono);

Sistema urinário

- Obstrução ao fluxo urinário (estreitamento de uretra, aumento da próstata, presença de bexiga acentuadamente baixa e distúrbios da coordenação da abertura e fechamento da uretra)

- Reflexo vesicoureteral ( retorno da urina para os ureteres e rins);

- Hidronefrose (dilatação dos rins);

-Infecção urinária de repetição (em qualquer faixa etária ou sexo);

- Síndrome dolorosa pélvica com repercussão na forma de urinar;

- Avaliação de incontinência urinária após cirurgia prostática;

Equipamento de avaliação urodinâmica

- Pacientes que têm dificuldade para urinar ou, ao contrário, de conter a urina e que sejam portadores de comprometimentos neurológicos, tais como: sequelas de AVC, Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla, lesão medular (paraplegia, tetraplegia, hemiplegia), trauma cranioencefálico (TCE), neuropatias congênitas (mielomeningocele, espinha bífida, agenesia sacral), síndromes de compressão nervosa (hérnia ou protrusão discal, tumores), sequelas de infecções neurológicas (encefalites, meningites, mielites, mielorradiculites) ou qualquer outra condição neurológica que afete a micção;

- Quando se tem duvidas quanto ao diagnóstico da disfunção miccional.

A Avaliação Urodinâmica é, portanto, um exame urológico complementar que dura entre 20 a 3º minutos, não necessita de jejum, não utiliza contraste, não fura e nem corta pele ou tecidos e tem baixíssima probabilidade de complicações.

Para saber mais, entre em http://urodinamica-carlosbayma.blogspot.com/
Sobre o sistema urinário, clique aqui

Share

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

 

Informe abaixo seus dados para receber no e-mail as atualizações e eventos.

Loading...Loading...


Consultório Dr. Carlos Bayma: Hospital Esperança - Andar G3 - Ilha do Leite - Recife - PE - Fone: 81 3131-7870

Copyright © 2011 - Dr. Carlos Bayma - Todos os direitos reservados Termos de Uso e Política de Privacidade