Diagnósticos & Tratamentos

HPV, pré-câncer, câncer e vacinação: fique por dentro!

 

Drª Angelina Maia

Não é o fato de contrair HPV que levará a mulher certamente a um câncer de colo de útero. Mas todo câncer de colo uterino tem um ou mais tipos de HPV (Vírus do Papiloma Humano) envolvidos.

A Dra. Angelina Maia, ginecologista e sexologista pernambucana (de renome nacional e internacional), afirma que Quando orientamos uma mulher a fazer exames todos os anos, nosso objetivo é possibilitar encontrar um pré-câncer e não já um câncer. O maior fator de risco para o desenvolvimento de um tumor é não fazer os exames.

Algumas mulheres desenvolvem verrugas genitais. Outras desenvolvem lesões menos evidentes (só diagnosticadas no exame preventivo), mas que, se descobertas e tratadas precocemente, não levam ao câncer.

O tratamento do pré-câncer é simples: a retirada cirúrgica da parte comprometida sob anestesia local resolve o problema na maioria das vezes. Não deixa sequelas. Em casos mais avançados, o tratamento necessita ser mais agressivo, porém, via dia regra, também dá um bom resultado. O importante é não deixar que a oportunidade ideal de cura, a precoce, passe batida. Portanto, prevenção é fundamental!

Paciente de consultório: disseminador do HPV, pois já tinha as lesões há um ano, e múltiplas parceiras (foto: Carlos Bayma, com autorização do paciente)

Já existe vacina contra o HPV e está em estudo no Ministério da Saúde o seu uso pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os dois tipos aprovados para comercialização no País protegem contra dois ou quatro subtipos do vírus. Mesmo depois da vacina, o exame preventivo deve continuar a ser feito. A idade ideal é entre 9 e 26 anos.

Angelina Maia | Clínica Angelina Maia | Rua Viscondessa do Livramento, 100, Derby | 3221.2927
Imuni Center Vacinas | Shopping Center Recife, Rua Pe. Carapuceiro, 777, Boa Viagem | 3464.6720
Cogire | Clinical Center Karla Patrícia, sl 107, Av. Domingos Ferreira, Pina | 3465.5562
Vaccine | Rua da Hora, 77, Espinheiro | 3426.0202

Os preços da vacina variam de acordo com a clínica, mas cada dose (são três) custa em média R$ 200 (bivalente) e R$ 400 (quadrivalente). A bivalente protege contra os tipos 16 e 18 do vírus (presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero). A quadrivalente também age contra os tipos 16 e 18, além de atuar contra os tipos 6 e 11, responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais.

Devido aos elevados preços das vacinas, o Ministério da Saúde alega que bancar essa vacinação aumentaria em 3 vezes o custo de imunização nacional disponível em verbas e ainda estuda o caso. A FioCruz, através do Instituto Bio-Manguinhos, já manifestou interesse na fabricação da vacina e vem trabalhando no sentido de verificar a situação de patentes e a existência de condições técnicas e operacionais para o desenvolvimento nacional, bem como vem analisando alternativa para transferência de tecnologia.

Leia neste blog: Considerações iniciais sobre HPV

Share

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

 

Informe abaixo seus dados para receber no e-mail as atualizações e eventos.

Loading...Loading...


Consultório Dr. Carlos Bayma: Hospital Esperança - Andar G3 - Ilha do Leite - Recife - PE - Fone: 81 3131-7870

Copyright © 2011 - Dr. Carlos Bayma - Todos os direitos reservados Termos de Uso e Política de Privacidade