Diagnósticos & Tratamentos

Infecções urinárias de repetição: um tormento para as mulheres

Cranberry em softgel

Uma das situações mais comuns em um consultório de Urologia é a infecção urinária baixa de repetição em mulheres, que acomete a uretra (uretrite) e a bexiga (cistite). Embora raramente ponha em risco a vida da paciente, é um problema que a perturba física e emocionalmente. É quase certo que, durante a vida, a mulher tenha de uma a 3 infecções urinárias, sem maiores consequências. Não há nada de anormal nisso. Porém, quando a infecção torna-se cíclica e aparece 2 ou mais vezes todo ano, uma sinal de alerta é ativado.

Como a cistite (ou uretrite, ou ambas) é uma consequência, a causa dessa repetição deve ser pesquisada e determinada, pois, sem remoção daquilo que causa, o efeito se repetirá indefinidamente. Então, quais são as causas das infecções urinárias de repetição?

1- Baixa ingestão de líquidos;
2- Constipação intestinal (intestino ‘preso’);
3- Higiene íntima deficiente;
4- Estreitamento de uretra;
5- Ato sexual anal sem proteção, seguido de vaginal;
6- Hábito urinário retencionista (‘prender’ urina);
7- Baixa de imunidade (defesa) orgânica;
8- Presença de cálculos (pedras) urinários;
9- Afinidade entre fímbrias (‘cabelos’) das bactérias e células da uretra e bexiga; e
10- Hipoestrogenismo (baixa de estrógeno após a menopausa).

Muitas dessas condições podem ser contornadas e são perfeitamente evitáveis. Tomar mais líquidos, regular função intestinal, melhorar a higiene íntima, proteger-se durante o ato sexual, repor hormônio (sistêmica ou localmente) e urinar mais frequentemente (sem prender) nas 24 horas, funciona bem para a maioria dos casos. Entretanto, nem sempre isso é suficiente.

Bactéria E. coli e suas fímbrias, que aderem às células do epitélio urinário

Além das terapias com antibióticos clássicos, para os casos persistentes, existem 3 possibilidades que podem ser usadas isoladamente ou em combinação. São elas:

1- Ingestão diária de extrato de Cranberry* na dose mínima de 2.000 mg (2g);
2- Ingestão diária de 100 mg de Nitrofurantoína** (antibiótico); e
3- Vacinação contra a bactéria E. coli (responsável por 80% das infecções) com Lisado Bacteriano (UroVaxom***).

Nos casos de estreitamento uretral e presença de cálculos (pedras), os tratamentos específicos para cada caso devem ser instituídos (respectivamente, dilatação uretral e retirada das pedras). É bom lembrar que o(a) médico(a) competente para esses procedimentos é o(a) urologista.

________

* O extrato de Cranberry possui uma substância denominada PAC (Proantocianidina) que dificulta a adesão bacteriana nas células das vias urinárias.
** A Nitrofurantoína pode ser substituída por Ácido Nalidíxico, Sulfatrimetoprim ou Cefalexina.
*** A vacinação com lisado bacteriano liofilizado (UroVaxom) é feita por etapas. Uma cápsula em jejum por 90 dias consecutivos, seguidos de 90 dias sem o medicamento e, posteriormente, três ciclos de 10 dias ‘com’, alternando com 20 dias ‘sem”.

Nota: esses tratamentos acima citados devem ser prescritos e conduzidos por profissionais médicos habilitados.

4 Comentários »

1. oi tenho cistite a vários anos e ja tomei todo tipo de antibióticos q possa imaginar urobactrim ,cistex, norfloxacino ,ciprofloxacino, macrodantinaetc…,por fim o urologista me receitou amoxicilina+acidoclavulânico fiquei um bom tempo sem ter crises já q tinha umas dez doze crises por ano daquelas de não poder nem mesmo andar com enjôos,calarios ardencias mas não tinha retenção de urina,fiz vários exames q não constatou problemas nos rins e raramente meus exames de urina estão contaminados por bctéria mas em alguns ja aconteceu de ter crecimentos de bcterias,gostaria de saber se o sistema nervoso pode acometer em um caso de cistite.obrigada.

Comentário by cintia — 08/01/2013 @ 4:41 pm

2. Infecção urinária é apenas consequência. A causa tem que ser pesquisada e removida. É só o que posso dizer.

Comentário by Blog Dr. Bayma — 08/01/2013 @ 4:52 pm

3. .Boa tarde, tenho infeccao urinaria de repeticao a dois anos, estou tomando cramberry a tres meses e nao melhoro. Teria alguma medicacao alternativa?!

Comentário by camila — 05/02/2013 @ 6:18 pm

4. A causa das infecções urinárias de repetição deve ser pesquisada por seu médico.

Comentário by Blog Dr. Bayma — 05/02/2013 @ 8:22 pm

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL