Medicina Tradicional

Lançado novo medicamento para Incontinência Urinária

 

Mais uma arma no controle da Bexiga Hiperativa

Existem doenças que por si sós não matam. Mas perturbam muito. Um delas é a incontinência urinária (incapacidade de conter urina). Há vários tipos e graus de incontinência, porém dois se destacam:

1) De Esforço, quando esforços físicos (tosses, gargalhadas, espirros, ginástica) resultam em escape de urina;
2) De Urgência, quando um desejo súbito e incontrolável de urinar surge e não dá tempo de chegar ao banheiro, gerando perda urinária.

O 2º caso, a incontinência de urgência, é secundária a uma disfunção do músculo da bexiga (chamado de Detrusor) que contrai involuntariamente (sem o desejo da pessoa) antes que a bexiga fique cheia, resultando em perda de urina. Denomina-se essa alteração de Bexiga Hiperativa.

A Bexiga Hiperativa pode ter causa neurológica (Neurogênica), como sequela de AVC, lesão medular espinhal, sequela de mielomeningocele, infecção medular, meningite, encefalite, esclerose múltipla, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, etc. Também pode ser causada por alterações não neurológicas, geralmente mal conhecidas, e que recebe o nome de Bexiga Hiperativa Idiopática.

Recentemente, no Brasil, uma nova droga foi liberada para o uso no tratamento da Bexiga Hiperativa. Trata-se do Succinato de Solifenacina, medicamento da classe dos anticolinérgicos, e que tem o seguinte nome comercial: Vesicare®. Antes, praticamente, só existiam as opções de drogas anticolinérgicas que proporcionavam alguns efeitos indesejáveis, entre eles secura na boca e constipação intestinal (intestino “preso”). O Vesicare® vem com uma nova proposta: a de minimizar a patamares aceitáveis esses efeitos colaterais. Mais uma arma no controle da incontinência urinária de urgência, a Bexiga Hiperativa.

Para ler mais sobre Bexiga Hiperativa, clique aqui.

Share

41 Comentários »

  1. Sobre as várias solicitações -neste blog- de onde encontrar o Vesicare, que já se encontra à venda no Brasil, comunico que este é um medicamento que deve ser prescrito por um urologista após avaliados riscos e benefícios de seu uso.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 09/09/2011 @ 6:19 pm

  2. fui operada ha 4 meses, fiz miomectomia po causa dos miomas.Desde essa operaçao tenho perdido urina involutariamente, sem estar com vontade de urinar, sobretudo a noite, é irritante a sensao de estar constantemente molhada de urina. ja tomei alguns medicamemntos mas ate agora nao teve resultado. Sera que este faria mi sentir mas feliz e melhor? responda-me por favor.

    Comentário by Sonia Maria — 18/02/2012 @ 2:10 pm

  3. Quando o útero é retirado, normalmente a bexiga desce. Isso facilita a perda urinária. Se esse for o caso, o medicamanto em questão não funcionará. Sugiro que se submeta a uma Avaliação Urodinâmica para definir o tipo e grau de incontinência urinária.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 18/02/2012 @ 2:15 pm

  4. Dra

    Minha mae realizou suspensao d bexiga e posteriormente cirurgia com colocação d tela mas mesmo assim continua com incontinencia urinária tanto ao esforços como de urgencia, foi a um urologista que depois da reealização do estudo urodinamico prescreveu esta meicação ela tem indicação para minha mãe realmente?

    Comentário by Nádia Ferreira de Oliveira — 18/04/2012 @ 12:24 pm

  5. Não posso nem devo comentar condutas de outros urologistas. Se ele prescreveu, deve ter tido indicação. O blog não tem o objetivo de atuar com consultante e nem pode.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 18/04/2012 @ 9:34 pm

  6. eu fiz alguns exames, e costato bexiga heperativa, minha bexiga inflamou é diminui de tamanho, e ai eu urino em 10 e 10 minutos, ja tomei varios rémedios, anablex é outros, séra que rémedio vesicare, vai fazer efeito, agradeços des ja, abraços.

    Comentário by wolney — 23/04/2012 @ 5:23 pm

  7. o Vesicare segue a linha dos outros que vc já tomou, incluindo o Enablex. Não sei se trará bons resultados. O que é necessário saber é qual a causa da bexiga hiperativa, seu grau e se não há outros fatores envolvidos.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 23/04/2012 @ 5:31 pm

  8. Bom… Tenho muita vontade de ir ao banheiro frequentemente, fui ao médico clínico geral e ele informou que era infecção urinária, me receitou alguns medicamentos, mas não passou, ele passou p que eu continuasse tomando os medicamentos.
    Parece que explico p o médico e ele não compreende o q estou sentindo. Estou preocupada…

    Comentário by Luciene — 08/05/2012 @ 9:57 pm

  9. Procure um urologista, não um clínico.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 09/05/2012 @ 6:58 am

  10. Minha filha de 13anos tem bexiga hiperativa devido a Sindrome de Adem que teve em 2007, e desde então faz uso do medicamento Retemic, mas não vejo bom resultados. Desde de ja agradeço a atenção.

    Comentário by Sandra Regina da Rocha Nascimento — 16/05/2012 @ 8:29 pm

  11. fiz o exame e acusou a incontinencia por esforço,será que só com remedio consigo trata-la.obrigada

    Comentário by elizabete neves — 28/06/2012 @ 11:48 am

  12. Não há medicamento que seja eficaz para incontinência de esforço. Dependendo do caso, só fisioterapia ou cirurgia.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 28/06/2012 @ 3:17 pm

  13. Minha mãe já operou 2 vezes, colocando prótese na bexiga devido a incontinência urinária de emergência, toma a substância cloridrato de oxabutilina mais continua com todos os sintomas. Está bem complicado para ela ter vida social e não temos nem idéia de como ajudadr. Será que esta nova medicação seria viável?

    Comentário by Renata — 04/07/2012 @ 6:43 pm

  14. Uma Avaliação Urodinâmica está indicada para ela.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 04/07/2012 @ 7:39 pm

  15. o meu dilema é o seguinte: não tenho problema com a incontinencia até o momento que eu faço o primeiro xixi do dia,depois do primeiro ai é qualquer esforço sai.Por que isso acontece?

    Comentário by Danielle — 05/07/2012 @ 12:35 am

  16. O nome disso é IUE (incontinência urinária de esforço). Procure um urologista para resolver seu caso.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 05/07/2012 @ 8:15 am

  17. Bom dia!

    Fui ao urologista e devido a diversas situações de urgencia urinaria, me passou medicamento mesmo com resultados de urina I e urucultura negativos, tomei e obviamente não resolveu.Fui no meu ginecologista e expliquei o caso me encaminhou a outro uro, porém o curioso que essa urgÊncia depois de um tempo inexplicavelmente desaparece como volta a aparecer do nada. O que pode ser?

    Comentário by Eleusa — 16/07/2012 @ 11:57 am

  18. É provável que seja Bexiga Hiperativa. Está indicada a realização de uma Avaliação Urodinâmica.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 16/07/2012 @ 12:48 pm

  19. Fui à Urologista e ela receitou-me vesicare. Um por dia no café da manhã. Após o segundo comprimido, senti dores fortíssimas na boca do estômago. Liguei para o consultório e ela pediu que eu suspendesse o comprimido por 3 dias e depois retomasse. A dor foi muito intensa e parecia que eu tinha um chumbo acima do estômago. Isso é normal? Como saber se sou alérgica a esse medicamento: Tenh o glaucoma mas o oftalmo disse que posso tomar. Faço tratamento para ósteo artrose com metrexato e endofolin uma vez por semana. Eu tomo pantoprazol 10 mgs.Fiquei com medo de tomar esse remédio.

    Comentário by Leila Maria — 05/08/2012 @ 5:04 pm

  20. Um pena que não tenha dado certo. É raro isso ocorrer, porém está dentro dos efeitos colaterais esperados. Vc não tem alergia, mas intolerância ao medicamento.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 05/08/2012 @ 6:12 pm

  21. Dr. Bayma, so gostaria de fazer uma pequena correcao no seu texto. Bexiga hiperativa nao causa necessariamente uma perda involuntaria de urina, ou ao menos isso pode acontecer apenas se a mulher tentar segurar muito a vontade de ir ao banheiro. Portanto, essa condicao pode significar apenas uma vontade mais frequente de ir ao banheiro, de dia ou a noite, com ou sem perda involuntaria de urina.
    Eu mesma acabei de ser diagnosticada com esse problema porque passei a acordar varias vezes a noite para fazer xixi e mal conseguia dormir, e nao tinha ideia de que isso era um problema. Alem disso, eu sentia espasmos na bexiga durante as relacoes sexuais e durante o dia nao podia tomar um copo de liquido que em menos de 1 hora ja tinha que urinar. Enfim, achei importante esclarecer isso porque ja vi esse equivoco em varios sites. Poucos sao aqueles que contem a definicao certa do que e bexiga hiperativa.
    Agora estou em tratamento com Vesicare e aquela miccao constante acabou.
    Um abraco e obrigada por divulgar esse medicamento, e muito bom mesmo.

    Comentário by Priscila — 03/09/2012 @ 2:11 am

  22. Vc tem razão sobre a bexiga hiperativa. Não necessariamente há perda de urina.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 03/09/2012 @ 5:43 am

  23. Olá, há dois anos tenho bexiga hiperativa, porém, só foi diagnosticada há alguns meses. Todos os médicos que já me atenderam disseram que os problemas físicos que tenho são provenientes do estresse e da ansiedade, no entanto, nenhum remédio para controlar a ansiedade ou para tratar a bexiga mesmo não resolveu. Gostaria de saber se os exercícios físicos da academia, inclusive musculação, poderiam me ajudar ou se teria alguma contra indicação.
    Desde já, obrigada!

    Comentário by ISABELLA — 03/10/2012 @ 2:31 pm

  24. Exercícios de academia não ajudam diretamente no controle da bexiga hiperativa. Talvez, com fisioterapia (Eletroestimulação de Baixa Frequência) vc melhores. Ou, ainda, com aplicação de Botox na bexiga.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 03/10/2012 @ 4:45 pm

  25. Dr. Carlos Bayma, tenho tido casos de não segurar a urina, principalmente a noite, quando vou constantemente ao banheiro, tenho usado muitas fraldas descartáveis para tentar uma vida mais social, não tenho tido uma vida normal, quando vou sair tenho que sempre levar fraldas.
    Fui para um Urologistas e o mesmo me deu o diagnostico, Bexiga Hiperativa. Tive lendo através da Internet o meu problema, também fui informado da medicação BOTOX, a toxina botulinica como um importante produto para o tratamento do meu problema, irei retornar ao meu médico e comentar sobre o efeito do produto. Este produto é realmente eficaz no tratamento? Tenho medo de fazer o procedimento.
    Obrigado.

    Comentário by Antônio Augusto — 08/10/2012 @ 11:18 am

  26. Prezado Augusto,
    o importante é definir a causa da Bexiga Hiperativa. Se for obstrução causada por aumento prostático, o Botox não é de muita valia. Mas se não tiver obstrução, o resultado pode ser bom. Já tive casos excelentes.
    Boa sorte,

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 08/10/2012 @ 11:26 am

  27. Estou fazendo quimioterapia para o câncer de bexiga e urino com muita frequencia. O uso do vesicare é compatível com a quimioterapia?

    Comentário by seixas — 13/10/2012 @ 3:15 pm

  28. Se a causa do aumento da frequência for bexiga hiperativa, talvez o Vesicare lhe dê um alívio.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 13/10/2012 @ 7:41 pm

  29. gostaria de saber se um paciente que veio dos USA e toma toviaz 8mg pode substituir por vesicare.agradeço muito a informação

    Comentário by Gloria — 19/10/2012 @ 11:47 am

  30. Não posso medicar por internet, mas têm a mesma indicação.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 19/10/2012 @ 8:14 pm

  31. Boa noite!

    Sofro muito com a minha mãe ela tem 91 anos e vai ao banheiro, toda hora, a noite uso duas fraldas, 2 absorventes geriatricos, e ela acorda como se não tivesse com nada. Ela toma a seguinte medicação. Vasogard 50mg, aradois 25mg, caverdilol 3,125 [mãnha] aas, aglucose 50mg digoxina 0,125[almoço] vasogard aradois caverdilol sinvastatina 20mg, fenitoina, clonazepan1mg ,[noite]. Queria saber se essa medicação teria alguma contra indicação pois ela e diabetica super cotralada e tem tambem uma alergia que vive tomando antialérgico me ajudea por favor nem e por mim e sim por ela por não poder sair porque acoeda toda molhada.

    Desde já agradeço.

    Dilma

    Comentário by dilma ferreira da costa — 24/10/2012 @ 8:05 pm

  32. Tenho bexiga heperativa e incontinência urinária gostaria de saber se a cirurgia sling (tela) corrige ambos?
    Existe cirurgia para bexiga heperativa?

    Comentário by margasm — 06/11/2012 @ 8:10 am

  33. Não existe cirurgia para bexiga hiperativa nem para incontinência urinária de urgência.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 06/11/2012 @ 4:54 pm

  34. Dr. Bayma,
    Há três anos tenho problema de perda urinária.Incontaveis vezes realizei exames de urodinâmica, por três vezes já efetuei cirurgia da bexiga, por diagnóstico de ser hiper ativa, com implantes e reimplantes de tela (sling). Não faço esforços e não me julgo stressada ou emocionalmente descontrolada. Tenho perda urinária pela manhã ao levantar e ao mexer n’àgua (louça). Meu uro prescreveu, agora, “Vesicare”. Será o fim desse sofrimento. Este medicamento será minha redenção???
    Aguardo sua palavra e ou opinião.
    Muitissima Agradecida!!!

    Comentário by adriana — 28/11/2012 @ 7:56 pm

  35. Talvez. Tive ótimos resultados com o Vesicare (até de pacientes que nunca responderam a nada).

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 28/11/2012 @ 8:13 pm

  36. Boa tarde, meu pai fez uma prostactomia radical, e esta com incontinencia urinaria, não é das piores assim disse o urologista, sera que este remedio o ajudaria no problema, o urologista disse que depois de meses volta ao normal o remedio pode adiantar este processo.
    Aguardo a resposta, obrigado

    Comentário by Maria Claudia — 09/01/2013 @ 4:09 pm

  37. Depende do tipo de incontinência de seu pai. Se for perda de urina aos esforços, este remédio não ajudará.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 09/01/2013 @ 8:47 pm

  38. Minha mae tem 93 anos unico remedio que ela toma e o espiridona de 1 mg, e vitaminas centrum. Tem Incontinencia urinaria, ja fez cirurgiaha 10 anos. Fez exame urodinamico em 2011. Estava tomando RETEMIC, mas parou. tomando so a metade do remedio. O neuro n aconselhou da continuidade (Demencia). Toma muita agua, urina toda hora, frauda so usa a noite uma so. O urologista indicou VESICARE 5 MG 30 CP, o valor e de 95,00. N comprei devido o alto valor. Este remedio e continuo ou nao?//////////////. Existe outro remedio doado pelo governo para incontinencia urinaria ?????Aguardo resposta.

    Comentário by elza fernandes de oliveira — 27/01/2013 @ 9:55 pm

  39. Governo não doa medicamento para incontinência urinária.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 28/01/2013 @ 9:00 am

  40. Caro Dr. Bayama, tenho incontinência de urgência, do nada vem a vontade de urinar e tenho que ir ao banheiro imediatamente, pois seguro só por alguns minutos. Fiz em dezembro passado uma histerectomia sub total, retirei somente o útero. Este procedimento pode minimizar a incontinência após a total recuperação cirúrgica, ou não há relação? Pode-se tomar este novo medicamento após esta cirúrgia? Obrigada.

    Comentário by marcia garcia — 11/02/2013 @ 7:51 am

  41. O medicamento pode ajudar, sim. Mas antes deve se submeter a uma Avaliação Urodinâmica e afastar causas infecciosas e inflamatórias de incontinência de urgência.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 11/02/2013 @ 11:44 pm

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

 

Informe abaixo seus dados para receber no e-mail as atualizações e eventos.

Loading...Loading...


Consultório Dr. Carlos Bayma: Hospital Esperança - Andar G3 - Ilha do Leite - Recife - PE - Fone: 81 3131-7870

Copyright © 2011 - Dr. Carlos Bayma - Todos os direitos reservados Termos de Uso e Política de Privacidade