Diagnósticos & Tratamentos

Pernas inchadas (edema de membros inferiores)

Por Dr. Eduardo Fávero*

Não é difícil ouvir queixas de quem sofre com pernas inchadas, sensação de peso e formigamento, principalmente após logos períodos em pé. É o chamado edema dos membros inferiores, um mal do sistema circulatóriocaracterizado pelo acúmulo anormal de líquidos nas pernas e nos pés. A doença pode atingir ambos os sexos em diferentes faixas etárias, porém é mais comum em mulheres. Suas causas são múltiplas e variam de acordo com a idade do paciente.

Em jovens, o edema costuma ser apenas resultado da retenção de líquido ou de longos períodos em pé. Já em pessoas com mais de cinquenta anos, os cuidados devem ser maiores. Nesses casos, o inchaço pode ser sintoma de doenças cardíacas, hepáticas e renais, além de outros problemas como desnutrição grave, hipotireoidismo, obstrução venosa e linfática. Segundo o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero, durante o verão a atenção deve ser redobrada:

“Nos dias muito quentes do verão, o número de pessoas que apresentam esse tipo de problema chega a duplicar. O motivo é que a alta temperatura dilata os vasos sanguíneos, prejudicando a absorção de líquidos pelo sistema linfático e seu retorno. Por isso, devemos ficar sempre atentos às condições de nossos pés e pernas.”

Edema de membros inferiores: a causa deve ser pesquisada

Hábitos de vida também podem contribuir para o surgimento de um edema. O uso contínuo de alguns tipos de remédios é um deles, principalmente antidepressivos, anti-hipertensivos, hormônios e diuréticos em excesso. Segundo Dr. Fávero, manter uma vida saudável também é essencial para evitar o problema:

“A primeira orientação para diminuir a probabilidade do surgimento de um edema é sempre a mesma: manter uma vida saudável e evitar o sedentarismo. O excesso de peso, por exemplo, é um fator de risco importante. Deitar-se com as pernas acima do nível do coração também é recomendado. Um período de 5 a 15 minutos duas vezes ao dia já é o suficiente.”

O tratamento da retenção de líquido nos membros inferiores varia de acordo com a causa do inchaço. Alguns tratamentos clínicos, contudo, ajudam a diminuir as complicações no local, como o surgimento de feridas. O mais comum é o uso de meias elásticas de compressão. Elas podem ser encontradas em diferentes pressões, dependendo da gravidade do edema, mas devem ser utilizadas de acordo com indicação médica.

* Médico especializado em angiologia, cirurgia vascular e endovascular. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e titulado pelo Instituto de Cirurgia Vascular e Endovascular de São Paulo. Membro da equipe de cirurgia vascular dos hospitais da Lagoa e Geral de Jacarepaguá. Consultórios em Copacabana e Ipanema.

Site: http://eduardofavero.com.br/

4 Comentários »

1. meu marido tem as pernas tõa ichadas que não pode nem colocar calçados fechados não sei oque fazer?

Comentário by marcia regina castro da silveira — 28/02/2012 @ 7:41 pm

2. Leve-o a um médico clínico.

Comentário by Blog Dr. Bayma — 28/02/2012 @ 9:09 pm

3. muito bom gostei de ler sobre o assunto.

Comentário by eliane soares — 05/10/2012 @ 11:41 pm

4. Faço caminhada e de uns dias pra ca minhas pernas e pés comesaram a incha estou muito preocupada!

Comentário by laurineide — 06/11/2012 @ 8:33 am

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL