Dicas de Saúde

SBU responde: dúvidas sobre o pênis

 

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

Dúvidas mais frequentes sobre o pênis, respondidas pela SBU

1. Qual é o tamanho ideal do pênis?
O tamanho do pênis normal no homem brasileiro foi pouco estudado. Acredita-se que qualquer tamanho entre 4 a 18 cm em repouso e 7 a 27 cm ereto esteja dentro do normal. O que realmente importa é a função sexual. Neste caso, desde que você consiga obter e manter ereções, suficientes para penetração, que permitam levar a relação sexual até o final, não há necessidade de se preocupar com o tamanho do pênis. A discussão sobre as preferências individuais de homens e mulheres quanto ao melhor tamanho do pênis é muito polêmica e envolve aspectos culturais, emocionais e íntimos. Não existe consenso sobre esse tema. A Sociedade Brasileira de Urologia condena a realização de procedimentos para alongamento do pênis por enquanto, pois ainda considera todos os tipos como tratamentos em desenvolvimento (ainda em avaliação clínica).

2. De um tempo para cá, passei a sentir dor e ardência no pênis ao urinar. Minha bolsa escrotal passou a doer constantemente. Sinto também um odor um pouco diferente na urina. O que pode ser isso?
Estes sintomas podem significar vários tipos de problema. Pode haver infecção urinária, presença de cálculos urinários (pedras nos rins, ureteres ou bexiga), inflamação uretral ou testicular. Normalmente, um histórico clínico completo é necessário, associado a exame clínico e, provavelmente, exames complementares. Procure um urologista para fazer uma avaliação completa. Lembre-se que quanto mais tempo levar para consultar um médico, mais difícil pode ser a resolução do problema.

Anatomia peniana

3. Estou com manchas pequenas e avermelhadas na glande, além de estar com o pênis ressecado. As manchas aumentam após as relações sexuais. O que devo fazer?
Você pode ter uma inflamação da pele do pênis chamada “balanopostite”. A causa mais comum dessa doença é uma infecção por um fungo conhecido como Candida albicans, também chamada de candidíase. Esta infecção provavelmente existe em sua parceira. Qualquer casal sadio pode ter este tipo de infecção eventualmente. Todavia, a troca frequente de parceiras, condições inadequadas de higiene e baixa resistência imunológica também são possíveis causas. É necessário fazer uma avaliação clínica para confirmar este diagnóstico, pois existem outras doenças que podem simular a candidíase e nesse caso o tratamento pode ser bastante diferente. Procure um urologista para receber uma orientação apropriada.

4. Meu pênis é torto para a esquerda e gostaria de saber como posso tratá-lo?
O pênis torto normalmente é tratado com cirurgia de correção da curvatura, recomendada geralmente quando está atrapalhando o ato sexual. Trata-se de cirurgia que tem como finalidade principal tornar o pênis mais retificado possível para permitir a penetração sem dor. A cirurgia pode provocar um pequeno encurtamento do pênis, é rápida e segura.

5. Nunca fui a um urologista, pois nunca achei que tivesse necessidade. Porém, estou com um problema. Há um tempo apareceram uns cravinhos bem pequenos ao redor da glande. Eu sei que não é nenhuma DST porque sou virgem. O que fazer a respeito?

Anatomia peniana

Não é possível saber o que você tem baseado nas informações que você enviou. A pele do pênis pode sofrer diversos tipos de problemas inflamatórios e infecciosos. As infecções geralmente são doenças sexualmente transmissíveis como, por exemplo: sífilis, herpes, cancro, condiloma, candidíase, etc. As inflamações são decorrentes de irritações que podem ser produzidas por alergia a roupas, sabonetes, preservativos, medicamentos, etc. O excesso de higiene e a água muito quente durante o banho também causam irritação. Existem pequenas “bolinhas” na superfície da pele do pênis que são estruturas normais e todas as pessoas têm. Seria melhor você consultar um urologista para maiores esclarecimentos.

6. Um leve ardido no pênis – bastante eventual – e o sêmen com uma consistência mais pastosa (esbranquiçada) seriam sintomas de alguma doença sexualmente transmissível?
Os sintomas que você refere podem representar uma infecção, uma inflamação transitória da uretra ou até podem ocorrer em pessoas normais. Nossos esclarecimentos são mais específicos quando você já tem um diagnóstico feito pelo seu médico. Procure um urologista para maiores informações.

Pra outras informações, acesse: http://www.sbu.org.br/

Share

21 Comentários »

  1. ola doutor eu tenho 12 anos e eu queria saber porque do meu pinto arde primeiro depois que para sai uma aguinha com um monte de braquinho bem piquenininhos e eu queria saber o que e isso sera que ja estou entrando na faze de goza me ajude porfavor

    Comentário by wesley — 29/05/2012 @ 9:27 pm

  2. É possível, meu jovem. Aguarde um pouco mais para ver se é isso mesmo.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 31/05/2012 @ 5:28 pm

  3. Olá Doutor, tenho 22 anos e um pênis de 11cm ereto, mas o problema mesmo não é esse, e sim que é muito fino e a glande infantil… Eu nunca desenvolvi meus orgãos sexuais, desde a minha infância 10/11 anos até hoje eles têm a mesma desenvoltura. O que faço?
    Meu sobrinho de 13 anos tem o pênis maior que o meu também! É triste!

    Comentário by Gustavo — 03/07/2012 @ 12:08 am

  4. olá doutor,tenho 20 anos e estou com a seguinde duvida:meu penis tem 11 cm a cabeça pequena e coberta pelo prepucio mesmo ereto, e embaixo da cabeça,um corinho q liga a cabeça ao prepucio como se estivesse limitando a ereção isso e normal?q tenho q fazer?

    Comentário by fabiano — 28/08/2012 @ 12:58 am

  5. Marque uma consulta urológica.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 28/08/2012 @ 7:36 am

  6. olá doutor, tenho 21 anos ena hora que tenho uma ereção aminha glande ou cabeça do meu penis nao fica rigida e sinto que ela nao esta tao sensivel , tenho o penis inclinado para a esquerda isso pode ser a o causador deste problema, senao? quais poriam ser os motivos deste problema?

    Comentário by Bruno José — 13/11/2012 @ 10:09 am

  7. Procure um urologista.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 13/11/2012 @ 1:22 pm

  8. Ola Doutor….

    Existe um tratamento pra aumentar a circunferencia (diametro) do meu penis?
    Pois tenho o tamanho medio de 16cm mas a circunferencia de aprox. 12,5cm / diametro 3,9cm.
    Atualmente uso o tensor din, e ja faz 5 meses de uso, tive otimos resultados com ele, mas em circunferencia não obtive muito resultado.
    o que seria mais indicado?

    Grato.

    Comentário by Ricardo — 31/12/2012 @ 5:13 pm

  9. Sinceramente, tratar sua cabeça.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 31/12/2012 @ 8:33 pm

  10. olha doutor tenho 13 anos mew penis sai a metade da glande e tem um corinho fino e meio rosa na pontinha da glande ele nn se pode tocar levemente pq e mt sensivel por favor me ajude

    Comentário by carlos — 07/01/2013 @ 12:55 am

  11. Procure um Urologista. Não posso ajudá-lo por internet.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 07/01/2013 @ 11:11 am

  12. Ola doutor,
    Tenho 20 anos, a uns 2 meses apareceu uma mancha esbranquiçada e seca na base do meu pênis, não coça, não arde,quando seca solta um pozinho,a mancha fica lisinha quando molhada. É uma micose? Ou algo mais grave?

    Comentário by Roberto — 15/01/2013 @ 12:04 pm

  13. Parece ser micose. Procure um urologista.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 15/01/2013 @ 12:36 pm

  14. Olá doutor. Teno um bebê de 2 anos de idade e a alguns dias percebi que a ponta do pênis dele está inchada. Toda vez que vou fazer a higiêne, ele chora e deonstra desconforto. Estou preocupada, gostaria de saber a sua opinião. Grata.

    Comentário by tatiana — 22/01/2013 @ 2:41 pm

  15. Leve-o ao Pediatra.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 22/01/2013 @ 4:04 pm

  16. Doutor gostaria de saber oque esta aconteçendo com meu penys de uns dias pra ca venho nascendo bolinhas bem pequenas que são pontiagudas tipo como quando voçe ranca um fio de cabelo e fica aquele negoço na ponta sabe branco? entao e tem algumas outras que ja sao bem pouco maiores que pareçem verugas… Não sinto dores e nem tenho manchas Oqe preciso fazer?

    Comentário by Alexandre — 22/01/2013 @ 10:05 pm

  17. Oi, Dr.,

    Eu e minha namorada transamos sem camisinha no início do ano e só ao fim notamos que ela emitia secreções parecidas com a que se encontra na internet em crises de candidíase. Dois dias depois, minha glande e prepúcio ficaram ressecados, e o tempo de resposta do prepúcio, mais lento. Fui a um clínico e a dois urologistas nos últimos vinte dias. O clínico passou Omcilon AM + Celestamine. Como não queria tomar corticóide e tinha consulta no urologista logo, esperei. O urologista me passou Trok pomada + Fluconazol 150mg (1 dose).

    Em uma semana, o problema do prepúcio diminuiu, embora ele ainda não esteja respondendo normalmente, e a glande continua ressecada. Mas nunca houve secreções ou dor, só uma coceira sem padrões e de duração curta.

    Eu tentei fazer sexo ao cabo de uma semana, de camisinha, mas me doeu a glande e comecei a ter a sensação de que eu tinha pele em excesso. O prepúcio não estava mais vermelho ou ressecado, mas ainda demorava mais do que o tempo de sempre para expor a glande; talvez isso tenha me levado a essa impressão — mas, por desencargo de consciência, preciso perguntar: micoses penianas podem afetar a elasticidade do prepúcio, dando essa aparência de maior? De excesso? Não tenho dificuldades, para além dessa leve demora, de expor a glande, apenas, dessa vez, parece que estou com mais “pele” do que antes.

    Agora, depois de consultar um segundo urologista, estou tomando Itraconazol (tratamento de 2 semanas, 4 comprimidos/semana) + Trok. Mas estou receoso, porque, semana que vem, vou acampar na praia, e as condições de controle da higiene e secagem não serão as melhores.

    Ademais — talvez seja psicológico, mas… — sinto perda de libido.

    Fiz exames de DST e está tudo ok.

    A minha namorada, enquanto isto, teve infecção urinária, logo após aquelas secreções, tomou um Fluconazol e ficou ok. A infecção voltou na semana seguinte, mas ela ainda espera a consulta médica.

    Qualquer orientação que o senhor puder me dar, para reduzir esse tempo, que já foi demasiado longo para mim, eu agradeço. Apesar de falar com dois especialistas, não consegui me sentir confortado e seguro de que iria ficar bom. Entendo que medicina não tenha garantias, mas esse “vamos ver…”, que demora, sobretudo contando o tempo entre uma consulta e outra, é angustiante!

    Comentário by Wladimir Castro — 26/01/2013 @ 3:50 pm

  18. Não posso dar consulta pela internet. Parece-me uma lesão fúngica discretamente complicada.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 26/01/2013 @ 4:18 pm

  19. Ola doutor.
    Meu problema eh o seguinte, a pele que envolve o meu penis esta inchada a uns 3 dias. Fiz varias pesquisas e nada me conformou. so a pele esta inchada como se tivesse agua sob a mesma. Nao tem nada na glande e nem no corpo(penis). Nao tem secreçao, nao tem nada. Ele(penis) nao eh o problema, o problema eh a pele que o envolve.
    Nao sei mais oq fazer.

    Tenho 23 anos.

    Comentário by Carlos campos — 28/01/2013 @ 9:59 pm

  20. Marque consulta com Urologista.

    Comentário by Blog Dr. Bayma — 29/01/2013 @ 5:11 am

  21. Bom dia Doutor, ontem eu tive relação com minha parceira, e meu penis estava e esta ressecado, corre algum tipo de risco de gravidez ou outra coisa por ter uma relação com o penis assim?

    Comentário by marcos — 30/01/2013 @ 7:32 am

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

 

Informe abaixo seus dados para receber no e-mail as atualizações e eventos.

Loading...Loading...


Consultório Dr. Carlos Bayma: Hospital Esperança - Andar G3 - Ilha do Leite - Recife - PE - Fone: 81 3131-7870

Copyright © 2011 - Dr. Carlos Bayma - Todos os direitos reservados Termos de Uso e Política de Privacidade